Informações sobre como proceder em algumas situações

Vistoria inicial

A Vistoria Inicial é um documento importante, tanto para aimobiliária, quanto para o locatário. Ela que determina o estado do imóvel no início da locação e, com base nesse documento será verificada a situação de entrega do imóvel no fim do contrato. Confira a sua vistoria inicial dentro do prazo previsto no contrato e, havendo qualquer divergência, mande um e-mail para: atendimento@piramides.com.br relatando os pontos que necessitam de correção.

Pagamento dos boletos de aluguel

Os pagamentos devem ser efetuados até o último dia útil do mês, através de boleto bancário, enviado através do Correio ao endereço do imóvel locado – ou, eventualmente, para o endereço solicitado pelo locatário no momento do cadastramento da locação. Até a data prevista para o vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária.

Por motivos de segurança, não recebemos os valores de aluguel e encargos locatícios diretamente na imobiliária. Ocorrendo alguma eventualidade que impossibilite o pagamento do boleto em agência bancária, o valor pode ser depositado/transferido para nossa conta bancária. O boleto, porém, somente será considerado quitado quando o comprovante do depósito for enviado através de fax ou e-mail para a imobiliária, tendo em vista que a movimentação bancária dificulta a conferência de dados diariamente pelo setor responsável.

Condomínio

Assim que o contrato de locação chega à imobiliária assinado, a administradora do condomínio é informada e os boletos são encaminhados, em data próxima ao vencimento, diretamente para a caixa de correspondência do imóvel locado.

Caso ocorra algum problema com o recebimento dos boletos, a imobiliária deve ser contatada, no telefone (48) 3322-0044, para procurar as soluções cabíveis, evitando o atraso de taxas condominiais e conseqüente cobrança de multas pela administradora de condomínio.

Condomínio Proporcional

Caso o primeiro mês do aluguel seja proporcional, o condomínio também será cobrado proporcionalmente. Como proceder: pagar o boleto integral e encaminhar, juntamente com o comprovante de pagamento, para a imobiliária até o próximodia 15 paraque o valor seja abatido do aluguel seguinte. Não serão aceitos comprovantes de agendamento, somente comprovantes de pagamento.

Conta de luz

Um funcionário responsável na imobiliária, assim que o contrato de locação é assinado, solicita, junto à concessionária de energia elétrica (CELESC), a mudança de titularidade ou uma nova ligação em nome do locatário. Destaque-se que, havendo pendências financeiras junto à empresa concessionária nenhuma solicitação é atendida.

Manutenção

Havendo necessidade de manutenção, por danos estruturais, favor entrar em contato com a imobiliária no telefone (48) 3322-0044, para que um fornecedor cadastrado faça vistoria, orçamento e execução da manutenção.

É importante lembrar que os serviços executados sem aprovação prévia da imobiliária, mesmo que sejam de responsabilidade desta ou do proprietário, não serão reembolsados.

Porque pagar prêmio de seguro contra incêndio?

A lei do inquilinato – Lei n. 8.245/91 – determina, no artigo específico das obrigações do locatário, entre outros, o dever de tratar do imóvel com o mesmo cuidado como se fosse seu (art. 23, II) e, restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo deteriorações decorrentes do seu uso normal (art. 23, III).

Para isso, os contratos de locação exigem a contratação acessória de um seguro imobiliário que oferece cobertura contra perdas e danos no imóvel – em favor do proprietário – e cobertura de conteúdo – em favor do locatário.

Além da cobertura de conteúdo, em valor proporcionalao de avaliação do imóvel, o locatário ainda beneficia-se de serviços de assistência 24h, que podem ser acionados em caso de sinistro e/ou manutenção, entre eles: encanador, vidraceiro, chaveiro, serralheiro, conserto de porta e fechadura, limpeza, serviços hidráulicos, eletricista, pedreiro, marceneiro e pintor.

Multa contratual na desocupação

Desocupando o imóvel antes de transcorrido o prazo de 12 (doze) meses, será devida multa no valor de 3 (três) vezes o valor do aluguel, calculado proporcionalmente ao tempo restante de contrato.

Procedimento para desocupação do imóvel

Comunicar, porescrito, à administradora, aintenção de desocupar o imóvel com 30 dias de antecedência. Agendar a Vistoria Final através do telefone: (48) 3322-0044. As vistorias serã orealizadas no período vespertino. Solicitar e entregar ao vistoriador, no momento da vistoria final:

  1. Conta final de luz (Celesc);
  2. Declaração de inexistência de débitos assinada pelo síndico ou administradora de condomínio;
  3. Conta final de água (se for o caso).

Havendo divergência entre a vistoriainicial e a vistoria final, o locatário deverá efetuar as manutenções necessárias. O Contrato de Aluguel só se considerará finalizado quando forem efetuados os reparos. Consulte–nos sobre serviços de manutenção.

Obs.: O contrato de locação será considerado vigente, para efeito de cobrança de aluguel e demais encargos, até a data da entrega das chaves, que somente serão aceitas caso o imóvel esteja de acordo com as condições verificadas no relatório de vistoria inicial.