A cada nova geração um novo jeito de viver a vida, trabalhar, se comunicar e até morar. Esse tipo de notícia, que traz informações sobre o que as gerações atuais desejam e fazem pelo mundo, está cada vez mais presente nos sites e jornais. Qual o real impacto que algumas escolhas e mudanças simples podem trazer para o mercado imobiliário? Conheça o Coliving!

Primeiro vamos entender o cenário atual. Os jovens, especialmente entre 25 e 35 anos, respiram tecnologia e buscam mais praticidade e qualidade de vida. Muitos saem mais tarde da casa dos pais, nem sempre para casar e ter filhos. Por outro lado, já se percebe que casais mais velhos, buscando a mesma praticidade, também procuram imóveis menores com mais opções de lazer e serviços nas proximidades.

Com base nisso, originou-se uma mudança de comportamento até mesmo nas pequenas coisas do dia a dia, como: lavar roupa, se alimentar, trabalhar, etc. Para este público, dois aspectos são importantes: dentro de casa precisamos apenas do básico e fora dela de ambientes compartilhados. Começaram a surgir, então, apartamentos cada vez menores – mas não menos aconchegantes e sofisticados – e locais de serviços compartilhados, como lavanderias self-service, coworkings, etc. A busca por apartamentos de 1 quarto, lofts e studios subiu cerca de 14% e os lançamentos desse tipo de imóvel foram os que mais cresceram, no último ano. Engana-se quem pensa que essa procura é algo passageiro. A tendência que veio de cidades como New York e Londres será cada vez mais presente no Brasil, afirmam especialistas.

coliving-studio
A prova disso é a construção de novos empreendimentos no modelo coliving, que oferecem apartamentos pequenos e áreas comuns maiores. Na opinião do professor de Antropologia da USP, José Guilherme Magnani, os pequenos apartamentos “se convertem em um local de refúgio e absoluta vivência individual”. Os atrativos ficam por conta da localização, modernidade e conforto no interior do apartamento e muitas opções de áreas comuns do prédio, como: lavanderia, espaço para refeições, academia, escritórios, sala de jogos, etc.

Isso é o coliving, residências colaborativas, práticas e modernas. Se você também deseja ter uma vida mais prática e confortável, deixe o seu contato no formulário abaixo. Em breve, teremos lançamentos nesse formato, no centro de Florianópolis.

 

Formulário de contato

Entraremos em contato com você.

 

Dúvidas? Clique aqui e entre em contato.